You are here

Geração 90 - Os Transgressores

Capa: 
Introdução: 

Um grupo de contos na segunda parte da antologia organizada por Nelson de Oliveira. Os contos são Tort, Sonho lúcido, Frades, Peça publicitária, A cabine e Campo minado. Deu polêmica os escritores então novos serem chamados de geração tão cedo.
Onde comprar

Sinopse: 

Em Sonho lúcido, uma pessoa percebe que está no meio de um pesadelo e faz uma autopsicanálise-relâmpago. Em Campo minado, um casal discute a relação enquanto ela joga campo minado no computador. Em Frades, um neurótico e mimado rapaz conta sobre sua decisão em trair a namorada com um homem que conheceu na internet. A cabine é um conto de ficção-científica em que uma moça recebe um acessório de trabalho caríssimo e decide brincar com ele. Tort e Peça publicitária são tão pequenos que é melhor não explicar.

Trecho: 

Trecho de Sonho lúcido:
Meus sonhos gostavam de me sacanear. Não tem outra palavra. Meu sonho escarnecia de mim e tinha o maior prazer com isso. Eu me perguntava se seria masoquista e acordava com uma sensação péssima, sempre. Por quê?, eu me perguntava ao acordar. Naquele dia, exatamente como qualquer outro, fui dormir. Comecei a sonhar com uma estrada. Eu estava num carro. Dentro do carro, vários personagens desconhecidos, coadjuvantes comuns de sonho - os sonhoneses -, e eu dirigia. Parei o carro e, vendo um bucólico sítio verdejante, retiramos um piquenique do porta-malas e o plantamos na grama. Mas, exatamente como qualquer outro sonho, ele começou a me sacanear. O dono do sítio surgiu com uma arma na mão. Pisamos numa bosta de cavalo que com certeza não estava ali antes. Começou a chover forte, e o piquenique foi tragado pela grama. (...) Gritei: parem!
Todos os sonhoneses pararam de atuar e me fitaram, mãos ao lado do corpo.
- Parem com isso! Eu quero uma explicação! Você - disse apontando para um genérico sonhonês -, você sabe quem está dirigindo isso?
O sonhonês mudo e imóvel e eu, irada:
- Não sabe? Não seria a culpa?
O sonhonês levou o dedo à boca e fez SHHH!

Onde comprar: 

Sites

Livrarias (RJ)

  • Livraria da Travessa - Ouvidor, Leblon e Ipanema
  • Livraria do Unibanco Arteplex - Praia de Botafogo
  • Timbre - R. Marquês de São Vicente 52 lj. 221
  • Contracapa - R. Dias Ferreira 214 - Leblon e
    R. Barata Ribeiro 370 lj. 325 - Copacabana
  • Leonardo da Vinci - Av. Rio Branco 185 - Centro
  • Livraria Prefácio - R. Voluntários da Pátria 39 - Botafogo
  • FNAC BarraShopping
  • Livrarias (SP)

  • Cultura
  • Nobel